Seção Adalberto Lovato

Uma vida dedicada ao estudo, ao conhecimento, à ciência. Uma vida que vale a pena ser conhecida!

Primeiro coordenador do curso de Engenharia Mecânica da FAHOR na ocasião da autorização de funcionamento pelo MEC, e depois de alguns anos, novamente coordenador do curso de Engenharia Mecânica e do curso de Engenharia de Controle e Automação até seu falecimento, construiu sua jornada marcante na vida dos estudantes, colegas professores e técnicos e nas Instituições.

Graduou-se em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA e concluiu o mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Durante sua trajetória como professor e pesquisador, participou da elaboração de diversos artigos científicos e livros, orientou estágios, trabalhos de conclusão de curso na FAHOR e outras instituições de ensino superior. Na FAHOR, esteve à frente de projetos de pesquisa e extensão na área de biocombustíveis e bioenergia. Toda sua produção acadêmica e histórico de trabalho pode ser conferido acessando seu Curriculo Lattes


PRINCIPAIS PROJETOS DO PROF. ADALBERTO LOVATO NA FAHOR


Após seu falecimento, a família decidiu, generosamente, doar todo o acervo de livros do professor à biblioteca da Fahor. Além da engenharia, o professor Lovato se interessava filosofia, educação, gestão, psicologia, física, economia, estatística, entre outros.

Seu acervo é composto por mais de 300 títulos, a maioria em língua inglesa. Mas o professor Lovato também possuía livros em alemão, espanhol, francês, grego e esloveno, que estão na Seção Adalberto Lovato da Biblioteca da FAHOR.

Após o seu falecimento e na presença de membros da família, o Conselho Administrativo da FAHOR decidiu por homenagear o professor e coordenador renomeando o prédio que ele mais frequentava, e elaborava a maior parte de seus experimentos, como Central de Laboratórios e Projetos Especiais Professor Engenheiro Mestre Adalberto Lovato.